Vera Cruz-Bahia

Vera-Cruz-Bahia.jpg

Vera Cruz é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º 57′ 32″ sul e a uma longitude 38º 36′ 16” Oeste, estando a uma altitude de 13 metros, na borda leste da Ilha de Itaparica, que divide a mesma ao norte com o município homônimo à ilha, e a aproximadamente 5,5 quilômetros, no lado oposto da Baía de Todos os Santos, da capital baiana, Salvador.

Vera Cruz é um município essencialmente urbano, frequentado nos finais de semana normalmente pelas classes média e média-alta da capital baiana, das cidades do Recôncavo.

Vera-Cruz.png

História

O primeiro povoado foi fundado pelos jesuítas em 1560, quando construíram a Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz, daí a origem do nome do município, no atual distrito de Baiacu. Da Fazenda Congo, que deu origem a Mar Grande resta a capela de Nossa Senhora das Candeias e uma casa central, ampla, ambas situadas em uma pousada no centro da cidade.

Vera Cruz possui 40 km de praias banhadas por águas mornas, protegidas por recifes na costa leste, e um verdadeiro santuário ecológico na contracosta que oferecem diversos roteiros turísticos. Sol e praia são os principais atrativos naturais e o cenário perfeito para a prática do ecoturismo e do turismo aventura com destaque para os esportes náuticos e aéreo (pára-quedismo).

A biodiversidade dos ecossistemas como manguezais, restingas e Mata Atlântica, da flora e da fauna marinha e terrestre têm despertado o interesse de especialistas das mais diversas áreas, resultando na recente criação de duas unidades de conservação municipais: o Parque Ecológico de Baiacu e a Área de Proteção Ambiental Recife das Pinaúnas.

Site oficial da cidade