Um raio matou 9 bois em Boquira

Um-raio-matou-09-bois-em-Boquira.jpg

Um raio matou 9 bois em Boquira, veja as informações.

Tarde desta sexta-feira (14) na Comunidade Xavier, zona rural de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará. A comunidade fica às margens do Rio Curuá-Una.

As informações foram repassadas ao Portal Mojuí na Íntegra pelo vereador Jesanias da Silva. O parlamentar acompanhava uma reunião da comunidade com o Vice-Prefeito Juvenal Arruda, então Secretário Municipal de Educação.

De acordo com Jesanias, o fato ocorreu há uns 200 metros do local da reunião e deixou todos em pânico.

Jesanias e Juvenal foram até o local e registraram o acontecimento. Jesanias contou que o vaqueiro estava muito nervoso, pois no momento da descarga elétrica, estava apenas há 30 metros dos animais.

O vereador contou que um temporal se formou e de repente se ouviu o estrondo e logo chegou ao vilarejo a notícia da tragédia. Pela foto nota-se que os animais estavam próximo ao cercado de arame da propriedade.

O que é Raio?

Raio ou descarga elétrica atmosférica (DEA) é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas, e pode dar-se tanto no interior de uma nuvem (intranuvem), como entre nuvens (internuvens) ou entre uma nuvem e a terra (nuvem-solo). O raio vem sempre acompanhado do relâmpago (emissão intensa de radiação eletromagnética, a qual possui componentes na faixa visível do espectro), e do trovão (som estrondoso), além de outros fenômenos associados.

Embora as descargas intranuvem e internuvens sejam mais frequentes, descargas nuvem-solo são de maior interesse prático para os seres humanos. A maior parte dos raios ocorre na zona tropical do planeta e principalmente sobre as terras emersas, associados a fenômenos convectivos dos quais, quando é intensa a atividade elétrica, resultam as trovoadas.

Via Boquira em Ação