Teodoro Sampaio-Bahia

Teodoro-Sampaio-Bahia.jpg

Teodoro Sampaio é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2019 era de 7.425 habitantes, distribuídos em 231,543 km2 de área.

Vizinho dos municípios de Terra Nova, Aramari e Coração de Maria, Teodoro Sampaio se situa a 15 km a Sul-Leste de Coração de Maria a maior cidade nos arredores. Situado a 122 metros de altitude, de Teodoro Sampaio tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 12° 16′ 56” Sul, Longitude: 38° 36′ 57” Oeste.

Teodoro-Sampaio.png

História

O povoamento do território deste município iniciou-se na metade do século XVII por portugueses que ali se estabeleceram, instalando engenhos e desenvolvendo a cana-de­-açúcar.

Em uma fazenda ali estabelecida, de nome Catuiçara, construiu-se em 1718 a capela de Nossa Senhora da Ajuda do Bom Jardim, elevada à freguesia com a denominação de Bom Jardim, tendo em volta dela se formado o povoado com o nome de Catuiçara. Em função da agropecuária o arraial se desenvolveu e em 1850 foi construída a primeira usina de açúcar do nordeste.

A decadência da cana de açúcar no Recôncavo, motivou a introdução no município, da cultura do cacau híbrido e da criação de gado leiteiro. Em 1961, foi criado o município com o nome de Teodoro Sampaio, homenagem prestada ao engenheiro, geólogo, geógrafo, cartógrafo e orador, autor de vários trabalhos históricos e geográficos.

Site oficial da cidade