Taperoá-Bahia

Taperoa-Bahia.jpg

Taperoá é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 13º32’17” sul e a uma longitude 39º05’55” oeste, estando a uma altitude de 15 metros. Sua população estimada em 2011 era de 18.964 habitantes.

Possui uma área de 410,175 quilômetros quadrados.

Taperoa.png

História

Pequena e de topografia plana, a sede municipal está localizada à margem do canal que separa o continente do arquipélago de Tinharé, denominado de Salgado. Originou-se de uma aldeia indígena, São Miguel de Taperoguá, fundada sobre uma colina pelos jesuítas, em 1561.

A cidade possui alguns restaurantes e duas pousadas/pensões para alojar os visitantes. Além de uma bela praça com prédios históricos, a cidade tem uma fábrica de beneficiamento do dendê e um píer de atracação no Canal de Taperoá, denominado de Ponte Nova, onde, no passado, partia o vapor para Salvador, tendo hoje capacidade de receber escunas, saveiros e veleiros de calado de maior porte.

A Ponte Nova hoje é um ponto de apoio dos pescadores e dos barcos de pesca, além de servir como porto de desembarque da produção agrícola das ilhas, principalmente dendê, piaçava e coco.Pode-se fretar barcos para Cairu, Morro de São Paulo ou Boipeba.

O município possui grandes reservas florestais, onde predominam madeiras nobres como maçaranduba, sucupira, vinhático, putumuju e louro.Na língua tupi, Taperoá significa “o habitante das taperas ou ruínas”. Vale a pena visitar a igreja de São Brás (séc XVII) que fica no ponto mais alto da cidade.

O acesso a igreja se faz por uma longa escadaria. Do adro da igreja descortina-se uma bela paisagem de toda a cidade, do braço do mar (Salgado) e vê-se ao fundo a ilha de Cairu. O casario de edificações geralmente térreas é do final do século XIX e início do século XX. Há belíssimas casas na zona rural tais como as das fazendas Bela Vista, Genipapo e Bom Retiro. Sobre a qualidade das águas dos balneários da região, procure informar-se antes do banho.

Informações Geográficas

Está a 277km de Salvador, Sair de Salvador pela BR-324 até o entroncamento da BR-101 e seguir até o entroncamento de Santo Antônio de Jesus para, então, pegar a BA-001 até Taperoá. Outra opção é sair de Salvador pelo sistema ferry-boat (71) 3254-1020 até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir de ônibus com destino a Camamu, com parada em Taperoá. Àguia Branca – Tel: 4004-1010 Camurujipe – Tel: (71) 3450-2109Se preferir ir de carro a partir de Itaparica, descer a BA-001, sentido sul, até a localidade, são apenas 122 km. Para maiores informações sobre as condições das estradas acesse o site do DNIT.

CEP – 45430-000

DDD – 075

Voltagem – 220 v

Site oficial da cidade