Sítio do Mato-Bahia

Sitio-do-Mato-Bahia.jpg

Sítio do Mato é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na região oeste do estado. Estando ao lado do Rio Corrente, que conflui com o São Francisco, foi emancipado de Bom Jesus da Lapa em 1989. A cidade fica a 771 km da capital Salvador e a 241 km de Barreiras que é a principal cidade do oeste baiano.

Sua população em 2010 era de 12.051 habitantes.

Sitio-do-Mato.png

História

Sítio do Mato recebeu tem este nome em virtude de estar situado às margens do Rio São Francisco, em uma Mata Virgem, (Reserva Florestal), onde foi montado um sítio pelos seus primeiros habitantes.

Quando da emancipação do distrito foi inicialmente denominado de Porto Feliz, que não prevaleceu por já existir outra cidade com esse nome. O município foi criado pela Lei Estadual número 4834 de 24 de fevereiro de 1989, desmembrado de Bom Jesus da Lapa.

Outras informações sobre a história da cidade

Existe um mapa da província da Bahia 1863, Cândido Mendes onde consta o nome de Sítio do Mato, como sendo uma das localidades da comarca de Urubu – posteriormente Rio Branco e hoje batizado de Paratinga -, na mesma localização geográfica que hoje conhecemos, e conta-se que neste lugar moravam homens rudes e embrutecidos pela lida com o gado do senhor do latifúndio,  um tal Teodósio Antônio que não pensava duas vezes em eliminar  qualquer um que se aventurasse  por aqui, com isso sua fama era de terra dos maus ou sítio dos maus, e os Padres redentoristas em missões pelo vale de certa feita convenceram que o nome sítio do mato era iguala sítio dos maus e assim se fez a mudança para que as gerações futuras não carregasse tão pesado estigma.

O tempo foi passando, Teodósio deu para Nossa Senhora do Rosário parte de suas terras e lá se formou o quilombo, depois vendeu uma parte para o que é hoje o povo dos Leite , e formou-se a Fazenda Gameleira, que hoje é distrito do município de Sítio do Mato, e como os padres acertaram dessa vez ,é que o nosso município se tornou um lugar de homens trabalhadores do campo, uma vez que somos o município baiano com maior número de assentamentos ,nossas terras são férteis e muitos vieram e ainda virão para esta Sítio do Mato, onde se plantando tudo dá.

Site oficial da cidade