Serra Preta-Bahia

Serra-Preta-Bahia.jpg

Serra Preta é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana. Sua população é 16.036 habitantes.

Serra-Preta.png

História

O Município de Serra Preta teve início de sua existência pertencendo ao município de Ipirá, que era conhecido como Camisão, segundo a tradição oral o povoamento da atual zona urbana do Município, a sede, originou-se das terras das fazendas Taquari e Queimadas. O lugar foi denominado de Boa Vista e era utilizado como repouso de tropeiros, que vendia mercadoria viajando pelo sertão. Em 1722, foi erguida uma capela em louvor a Nossa Senhora do Bom Conselho, e o povoado, no qual estava localizada, foi chamado de Boa Vista do Bom Conselho.

No século XIX, o povoado passou a ser chamado de Serra Preta, Tal nome, segundo a tradição, deve-se ao fato de que, no passado, havia grandes matas que sombreavam o povoado do poente ao nascente, escurecendo o lugar, E, em 1867, Serra Preta foi elevada a freguesia, que naquela época era a reunião de capelas pertencente a Camisão, com a denominação de Freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Em 1931, quando Camisão passou a ser chamado de Ipirá, Serra Preta foi denominado de distrito. A autonomia política de Serra Preta veio em 19 de Dezembro de 1953, quando foi elevado a município. Contudo, a instalação só ocorreu em 7 de Abril de 1955, com a abertura dos trabalhos na Câmara de vereadores.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Serra Preta, pela Lei Provincial n.º 997, de 15-10-1867, subordinado ao município de Camisão.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Serra Preta, figura no município de Camisão.
Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.
Pelo Decreto Estadual n.º 7.521, de 20-07-1931, o município de Camisão tomou a denominação de Ipirá.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito Serra Preta, figura no município de (Ipirá ex-Camisão).

Elevado à categoria de município com a denominação de Serra Preta, pela Lei Estadual n.º 604, de 19-12-1953, desmembrado do município de Ipirá. Sede no antigo distrito de Serra Preta. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-04-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Site oficial da cidade