São José da Vitória-Brasil

Sao-Jose-da-Vitoria-Bahia.jpg

São José da Vitória é um município brasileiro situado no sul do estado da Bahia, às margens da rodovia BR-101. É uma das menores cidades da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 5.715 habitantes.

O rio Una abastece a cidade, assim como a cidade vizinha Buerarema. A cidade tem como fonte de renda um pequeno comércio e a agricultura. Tem a represa como cartão-postal e pode-se dizer como ponto turístico.

Sao-Jose-da-Vitoria.png

História

Tudo começou numa fazenda, naquele tempo, antes de 1928, o acesso entre propriedades rurais era muito difícil, não só pela densa Mata Atlântica como pela ausência de estradas de chão. Não foi diferente com as fazendas Santo Antônio e São José.

Vendo tamanha dificuldade que os moradores enfrentavam para se deslocarem até outras cidades, um engenheiro sugeriu a criação de uma estrada. Inicialmente rejeitada pelos moradores da Fazenda Santo Antônio, a estrada passou pela Fazenda São José, onde o pequeno comércio se instalou atraindo moradores para o local.

Formação Administrativa

Nessa fazenda, deu-se início ao Povoado de São José da Vitória, pertencendo a Macuco, antigo distrito de Itabuna e atual cidade de Buerarema, cuja emancipação ocorreu em 1958, recebendo São José do Macuco como seu distrito.

Através da Lei nº 5.006, foi emancipado e tornou-se cidade em 13 de junho de 1989.

Site oficial da cidade