São Gabriel-Bahia

Sao-Gabriel-Bahia.jpg

São Gabriel é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 18.427 habitantes, distribuídos em 1.229,11 km² de área.

Sao-Gabriel.png

História

Tudo começou quando um dos filhos de um fazendeiro que morava em Lagoa da Canabrava (atual Presidente Dutra) casou-se com Filomena Barreto e por precisarem de terras para cultivar migraram dali no lombo de um jumento, levando apenas alguns mantimentos, cobertores e muita coragem. Depois de dois dias abrindo caminho com facão, avistaram um manancial de água onde hoje é o conhecido Baixão de São Gabriel, formaram às suas margens sua moradia e fizeram aos poucos sua roça.

Esta família cresceu e prosperou, pois, a terra era fértil. Mais tarde chegou à região outras famílias, como a de João Faceiro, fundador da Fazenda Jurema município de São Gabriel (hoje conhecidos como os ferreiras) e outras mais até formar o município de Irecê e depois a cidade de São Gabriel que tem como lição primeira o amor de um jovem casal. Hoje seus descendentes vivem principalmente da agricultura, plantio de feijão, milho e mamona. o atual prefeito é José Carlos Gomes Ferreira (Zé Carlos da cebola).

Bairros

São os principais bairros do município: Centro, João Durval, Quixabeira, Maria Cândida, Nova Brasília, Gabrielzinho, Mançambão I e Mançambão II.

Economia

A economia do município baseia-se principalmente na produção de grãos, como milho e mamona. Também é um dos principais centro comerciais da Microrregião de Irecê.

Festejos

São os principais eventos da cidade o réveillon, as comemorações do aniversário da cidade, o Arraiá do Gonzagão (Festejo de São João), o Desfile Cívico de 7 de Setembro, Roda de São Gonçalo. O principal evento festivo da cidade é a famosa Cantoria de São Gabriel, realizada entre os meses de junho/julho de cada ano. Este ano de 2018 está prevista para a 1ª quinzena do mês de julho.

Site oficial da cidade