Santa Luzia-bahia

Santa-Luzia-Bahia.jpg

Santa Luzia é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 15º25’46” sul e a uma longitude 39º20’03” oeste, estando a uma altitude de 195 metros. Sua população estimada em 2004 era de 13.084 habitantes. Possui uma área de 788,157 km².

Santa-Luzia.png

História

Às margens da BA-270 e a 13 quilômetros da BR-101 está Santa Luzia, o mais novo dos municípios da Costa do Cacau. A localidade abriga cavernas, rios, cachoeiras, poços, lagoas e paredões de rocha. No início do século XX, a busca por areias monazíticas levou aos diamantes do Salobro, a maior exploração diamantífera no sul da Bahia. É nesta formação (lembra a Chapada Diamantina) que estão as atrações de Santa Luzia. O Parque Ecoturístico do Lapão abriga a Gruta do Lapão, uma das mais belas da região. O passeio é feito por trilhas de aproximadamente 3,5 quilômetros, cercadas de Mata Atlântica.

Fruto das riquezas e opulência dos diamantes, o Povoado de Jacarandá, às margens do Rio Pardo, tombado Sítio Histórico e patrimônio do município, conserva construções coloniais, como a igreja de Nossa Senhora do Rosário, que abre a uma vista privilegiada da cidade, no alto de uma colina.No início do século XX, a busca de areias monazíticas levou aos diamantes do Salobro, a maior exploração diamantífera no sul da Bahia, cenário do romance do médico e escritor Afrânio Peixoto.

Essa exploração diamantífera, juntamente com a expansão agrícola fortaleceu o povoado de Jacarandá às margens do rio Pardo, lugar que teve seu declínio a partir de uma enchente calamitosa em 1914. Posteriormente, surgiria um povoado em local próximo ao anterior, que recebeu o nome de “Arriba Saia” (atual município de Santa Luzia), porque ali havia muita lama e as mulheres precisavam levantar as saias para andar no lamaçal.

Site oficial da cidade