Rodelas-Bahia

Rodelas-Bahia.jpg

Rodelas é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 7.736 habitantes.

Está localizado no norte da Bahia, às margens do rio São Francisco. Limita-se com os municípios de Paulo Afonso, Glória, Macururé, Chorrochó e Jeremoabo (na Bahia), e com os municípios de Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba e Petrolândia (em Pernambuco).

O município vem crescendo muito nos últimos anos, devido à agricultura local, mais especificamente à produção do coco, em razão da qual o município recebeu o título de “cidade do coco”, por fornecer coco para a região da Bahia e até outros estados, a exemplo de Sergipe e São Paulo (neste estado mais precisamente na Baixada Santista).

Rodelas.png

História

O Município de Rodelas, nos primórdios da colonização do Brasil, fazia parte da rota migratórias dos índios (nômades) que partiam do Estado do Piauí e finalizavam a caminhada na região zorobabel (Município de Rodelas).
A colonização do município data do século XVI, com a chegada da missão francesa (frades capuchinhos) no Rio São Francisco. Data também dessa época, a presença da tribo Tuxá, já permanentemente vivendo na região, onde se encontrava a velha cidade de Rodelas.

Logo após a chegada dos frades capuchinhos, o Município de Rodelas, parte integrante da Casa Torres D`Ávila, começou a receber os brancos colonizadores e os negros fugitivos, principalmente da Zona da Mata de Pernambuco, que iniciaram o povoamento em torno da pequena capela construída pelos frades.

Segundo pesquisas, o nome Rodelas originou-se do bravo índio Francisco Rodelas, que batizado e catequizado com duzentos homens da sua tribo, da região da grande Volta do Rio (Município de Rodelas), destacou-se pela bravura na batalha de Guararapes lutando contra o invasor holandês.

Site oficial da cidade