Remanso-Bahia

Remanso-Bahia.jpg

Remanso é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, às Margens do Rio São Francisco, na microrregião de Juazeiro. A cidade original foi inundada pelo Lago de Sobradinho, formado pela Usina Hidrelétrica de Sobradinho, tendo sido uma nova cidade construída às margens do lago, para realocação dos antigos moradores. Fica a 720 quilômetros de Salvador.

Sua população estimada em 2017 era de 42.672 habitantes.

Remanso.png

História

A região era primitivamente habitada pelos índios e acoroazes. No começo do século XVII, o território integrava a sesmaria do Conde da Ponte. O povoamento se iniciou no final do século XVIII, na fazenda “Arraial”, pertencente a Monel Félix da Veiga e arrematada por Joaquim José Gonçalves, em 1829. Estabeleceram-se ali famílias retirantes de Pilão Arcado, onde haviam lutas armadas entre Guerreiros e os Militão. A fertilidade do solo e a pesca contribuíram para a fixação dos colonos, que formaram o Arraial de Nossa Senhora do Remanso.

Em 1857, transferiu-se para ele a sede de Pilão Arcado, criando-se o município de Nossa Senhora do Remanso de Pilão Arcado.

Simplificou-se a denominação para Remanso em 1990, com a elevação da vila à cidade. O topônimo está ligado ao fato de as águas do Rio São Francisco correram vagarosamente, ficando como que paradas, naquele trecho.

Pelo decreto federal nº 10/77, de 28 de janeiro de 1977, a sede municipal foi transferida para local distante sete quilômetros da cidade velha, inundada pelas águas da Barragem de Sobradinho, no Rio São Francisco. Teve assim, o município, um quarto do seu território inundado e a nova cidade, planejada e construída pelo Governo Federal.

Com a construção da Hidrelétrica de Sobradinho, os municípios de Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Sobradinho, passaram por um processo de mudanças marcado pela retirada dos povos das cidades dos locais que iria ser ocupado pela represa nos anos 70.

Isso foi de grande importância para estas cidades, no que se diz respeito à estrutura urbana, principalmente para Remanso, que com a mudança, através de um projeto da CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), passou a ser uma cidade mais estruturada, com ruas largas, onde 100% de suas ruas urbanas já estão iluminadas e, aproximadamente 90% da cidade já conta com uma rede de esgoto.

Site oficial da cidade