Quixabeira-Bahia

Quixabeira-Bahia.jpg

Quixabeira é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na região Centro Norte do Estado. Sua população estimada em 2012 era de 9.512 habitantes. Quixabeira faz divisa com 5 municípios: Jacobina, Capim Grosso, São José do Jacuípe, Várzea da Roça e Serrolândia, de quem foi desmembrada.

Quixabeira.png

História

O município de Quixabeira se formou a partir do ano de 1943, quando o senhor Martinho Pereira Lima, junto com seus amigos, pensou em criar um povoado nas terras da fazenda Lagoa das Quixabeiras, pertencente ao senhor Zé de Belau, seu sogro, que não gostou nem um pouco da ideia, que surgiu porque a fazenda ficava às margens da estrada que ligava São José do Jacuípe a Itapeipú, e por ser rota dos tropeiros que vinham do sul da Bahia trazendo mantimentos facilitaria o pouso dos mesmos e também ajudaria o comércio dos produtos da região.

Apesar da não aprovação do seu sogro, Martinho não desistiu da ideia de transformar aquela fazenda em um povoado. O senhor Zé de Belau chateado com a determinação do seu genro, resolveu ir embora deixando o caminho livre para Martinho. Esse por sua vez, aproveitando a oportunidade, logo iniciou a limpeza do terreno próximo a fazenda, construindo uma casa e um ponto de venda. Pouco a pouco, seus amigos também foram construindo suas casas e seus comércios, aumentando a população do povoado.

Em 1968, Serrolândia é emancipada e o povoado de Quixabeira que até então pertencia a Jacobina, é anexada a esse novo município. Alguns anos depois, já no final da década de 70, o então vereador Raulindo de Araujo Rios, apresenta um projeto na Câmara Municipal de Vereadores de Serrolândia de elevar o povoado à condição de distrito, o que veio a acontecer em 1978. O mesmo vereador Raulindo, junto com outros vereadores da época e vários membros da sociedade em 1980 travaram uma batalha bastante árdua com a Assembléia Legislativa da Bahia para emancipar Quixabeira.

Nove anos depois acontece o plebiscito onde o povo diz sim a emancipação. No dia 13 de junho de 1989, sob a lei 9019/89, Quixabeira é desmembrada do território de Serrolândia e torna-se município 46 anos depois de sua fundação. Como primeiro prefeito, foi eleito pelo povo, o próprio Raulindo Rios (de 1989 a 1991).

Seguindo de Lídio Ribeiro (1992 a 1995), Raulindo Rios novamente em dois mandatos (1996 a 1999, e 2000 a 2004), Mário Alves de Lima (2004 a 2008) e Eliezer Costa de Oliveira que foi eleito em 2009 a 2012 e é o atual prefeito.

Site oficial da cidade