Quijingue-Bahia

Quijingue-Bahia.jpg

Quijingue é um município brasileiro do estado da Bahia. Município da Região Sisaleira, possui uma área de 1.271,07 km². Foi fundado em 1962. Sua população é de 29.088 habitantes.

Quijingue está situado na região Nordeste da Bahia, a uma distância de 322 km da capital Salvador.

Quijingue é uma palavra de origem indígena, que significa Mata fechada, ou Caatinga Fechada.

Quijingue.png

História

O crescimento de uma comunidade na fazenda Lagoa Grande deu origem a uma povoação de idêntica denominação, integrando o município de Tucano. Posteriormente, já quando da passagem de Antônio Conselheiro pela área, era conhecida por Triunfo. Município criado com o território do distrito de Quijingue, desmembrado de Tucano, por força de Lei Estadual de 15/03/1962. A sede, criada distrito com a denominação de Triunfo, em 1943 e alterado para Quijingue em 1971, foi elevada a categoria de cidade quando da criação do município.

Meteorito

O meteorito Quijingue, foi encontrado no município de Quijingue nos anos 80 e é classificado como um palasito. Atualmente, pertence ao acervo do Museu Geológico da Bahia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia – SDE. Existem hoje cerca de 82 meteoritos Pallasiticos descritos no mundo, desses apenas 1 deles é conhecido no Brasil (Pallasito Quijingue).

Aspectos socioeconômicos

O município desenvolveu também um bom comércio popular, feira livre nos dias de segunda-feira que se alastra pela zona comercial da cidade. Podendo ser encontrados nestas feiras de conveniências até aparelhos domésticos, roupas, tecido em geral, calçados, artesanatos, hortaliças, legumes e demais gamas de produtos agrícolas produzidos na região, ainda animais domésticos e de carga para venda livre, atraindo gente de cidades vizinhas. Porém atualmente é uma das cidades de menor IDH da Bahia.

Site oficial da cidade