Presidente Dutra-Bahia

Presidente-Dutra-Bahia.jpg

Presidente Dutra é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 13.750 habitantes, distribuídos em 163,55 km² de área.

Presidente-Dutra.png

História

Em fins do século 19, um grupo de flagelados da seca, saindo de Macaúbas, fixou-se no lugar que se tornaria o povoado Cana Brava. Baseado na agricultura, o povoado se desenvolveu e, em 1953, pela lei estadual 628, tornou-se o distrito Lagoa de Canabrava, ligado ao município de Xique-Xique. Por força de nova lei estadual (nº 1.017), o distrito foi desligado de Xique-Xique e ligado ao município de Central.

Em 1962, a lei estadual 1.669 elevou o distrito à categoria de município, já com o nome atual e constituído de dois distritos: Presidente Dutra e Campo Formoso.

Em 1962, o então distrito de Lagoa de Canabrava foi emancipado com o nome de Presidente Dutra, em homenagem ao ex-presidente Eurico Gaspar Dutra.

Economia

A economia de Presidente Dutra se baseia na agricultura, pecuária e comércio. Na agricultura há exportação de frutas como pinha, manga, seriguela, atemoia, etc, sendo a pinha sua principal fonte de renda do município. Também se destaca a plantação de milho, mamona, feijão, cenoura, cebola, beterraba, etc. A pecuária e o comércio se destinam à subsistência da população.[carece de fontes]seu primeiro prefeito foi: Francisco Ferreira dos Santos (Chicão).

Cultura

Festas

  • 12 de abril – Fundação do município
  • 29 de junho – São Pedro
  • Festa da Pinha – Abril

Site oficial da cidade