Potiraguá-Bahia

Potiragua-Bahia.jpg

Potiraguá é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 9.829 habitantes.

Potiragua.png

História

A primeira povoação do atual Município de Potiraguá foi fundada no ano de 1934 por Bento Alves, fazendeiro da região, em terrenos cedidos por João Antonio dos Santos, Dona Tranquilina Martins Ferraz e filhos, das fazendas Boa Vista e Fonte Nova, integrantes do Município de Encruzilhada. A povoação que surgia recebeu o nome de Belém.

Em 1937, as autoridades de Encruzilhada tentaram instalar no arraial o Distrito de Araponga, no que foram impedidos pela população, insatisfeita não só com o nome de Araponga que lhe queriam dar, como também por não desejarem continuar subordinados ao município de Encruzilhada.

Formação Administrativa

Em 1939, por determinação do Decreto estadual nº 11089, de 30 de novembro, o povoado de Belém foi elevado à categoria de vila e distrito, e com o nome de Natal foi incluído no município de Canavieiras.

Em 1953, por força da Lei nº 544, de 6 de março do mesmo ano, a Vila de Potiraguá foi elevada à categoria de cidade, com a criação do respectivo município, desmembrando-se do município de Canavieiras. A instalação solene do município ocorreu no dia 7 de abril de 1955.

Sua composição administrativa , de acordo com a Lei nº 628,

de 30 de dezembro de 1953, é de dois distritos: Potiraguá e Gurupá-Mirim.

Alteração Toponímica

Por força do Decreto estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, retificado pelo Decreto estadual nº 12978, de 1º de junho de 1944, Natal teve seu topônimo mudado para Potiraguá.

Geografia

O município tem dois distritos, Gurupá-Mirim e Itaimbé.

Hidrografia

É banhado pelo Rio Pardo que nasce em Minas Gerais.

Rodovias

  • BA-270
  • BA-670

Inclusão Sócio-Digital

O município de Potiraguá conta com o Programa de Inclusão Sócio-Digital. O Projeto faz parte do Programa de Inclusão Sócio-Digital do Estado da Bahia, que disponibiliza internet gratuita para a população.

Site oficial da cidade