Pojuca-Bahia

Pojuca-Bahia.jpg

Pojuca é um município da Região Metropolitana de Salvador, no estado da Bahia. Sua população estimada em 2018 era de 36.551 habitantes. com uma área de 290 km².

O rio Pojuca banha todo o município de oeste para leste, num percurso de 60 quilômetros aproximadamente, e a cidade encontra-se edificada à sua margem esquerda, originando-se daí o seu topônimo. “Pojuca” é um termo de origem tupi que significa “raiz podre”, através da junção de apó (raiz) e îuka (podre).

Pojuca.png

História

Com a chegada de Tomé de Sousa, em 1549, pisou as terras incultas da Bahia o intrépido bandeirante Garcia DÁvila, estabelecendo-se nas terras onde está situado o atual município de Pojuca, e partiu para o desenvolvimento de densa floresta, contribuindo para o povoamento da região. Posteriormente, chegou a Mata de São João, onde edificou o castelo da torre.

Data de 1612 o movimento colonizador, verificado nas terras marginais dos rios Pojuca, Jacuípe e Joanes, que atraíram pela sua fertilidade, diversos colonos, os quais ali se fixaram, fazendo erguer-se das matas incultas, pequenas comunidades.

A primeira povoação surgida no território do atual município data de 1684, quando se fixaram às margens do Rio Pojuca, onde está situada a cidade do mesmo nome, as famílias Freire de Carvalho, Veloso e Saraiva, que fizeram construir moradias e engenhos, atraindo para o desenvolvimento da nascente diversos colonos.

Com o decorrer do tempo, foram surgindo as primeiras casas e as principais ruas, conhecendo a povoação apreciável progresso, uma consequência lógica do seu aumento populacional.

Site oficial da cidade