Planalto-Bahia

Planalto-Bahia.jpeg

Planalto é um município brasileiro do estado da Bahia, distante da capital, Salvador 477 km, pela rodovia BR-116, na microrregião de Vitória da Conquista.

Sua população estimada em 2010 era de 24.481 habitantes.

Planalto.png

História

Planalto emancipou-se politicamente pela lei estadual nº 1658 de 5 de abril de 1962, com território desmembrado de Poções. O atual município de Planalto está situado em território desmembrado do município de Poções.

A origem do arraial de Peri-Peri (o nome deve-se a uma lagoa de mesmo nome), no distrito de Lucaia, ocorreu motivada pela facilidade de comercialização dos produtos agrícolas em virtude da abertura da estrada BR-116 (Rio-Bahia), cujo traçado passou pela fazenda Peri-Peri, do Sr. José Pereira, onde surgiu uma feira livre que se realizava aos domingos, atraindo grande afluência de comerciantes e produtores que ali realizava seus negócios.

Em 1946 o prefeito municipal de Poções, tomou iniciativa de criar um arraial no local, onde pudessem os comerciantes se estabelecer e desapropriou uma área na fazenda Peri-Peri e doou ao público para edificar o arraial o qual tomou grande impulso provocando a decadência da vila de Lucaia, que era sede do distrito, cujos moradores se transferiram para o novo povoado, atraídos pela nova rodovia e pelo centro comercial nascente.

Com o desenvolvimento da povoação foi criado o distrito de Peri-Peri de Poções (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 628, de 3 de dezembro de 1953, com território desmembrado do distrito sede e Lucaia, sendo por conseguinte elevado a categoria de vila, a qual continuou a se desenvolver constantemente.

Site oficial da cidade