Pintadas-Bahia

Pintadas-Bahia.jpg

Pintadas é um município brasileiro do estado da Bahia. Desmembrou-se do município de Ipirá e conquistou sua emancipação através da Lei Estadual de n. 4.450, em 9 de maio de 1985.

A origem do nome do município tem muitas versões, o fato é que todas elas apontam que nome “Pintadas” é devido ao hábito do primeiro morador do lugar gostar de criar vacas pintadas.

Pintadas.png

História

Segundo informações, o casal Manoel Gonçalves e Anastácia se instalou na fazenda Lagoa das Pedras, sendo eles os primeiros moradores desta região. Ao longo do tempo se constituíram novas famílias que contribuíram bastante para o povoamento desta localidade: a de Honorato Gonçalves, de Manoel Vicente e de Manoel do Canto.

Os habitantes acima citados eram criadores de gado, se destacando o casal Gonçalves como criador de vacas “pintadas”, que malhavam sempre juntas neste local, onde hoje é a sede do município. Surgindo assim a denominação “Malhador das Vacas Pintadas”, hoje com o nome de Pintadas. Através da lei estadual 1.205 de 31 de setembro de 1937, foi criado o Distrito de Pintadas, ocorrendo a instalação em 1º de janeiro de 1939. Pintadas passou a ser o segundo distrito de Ipirá. Com muita luta e empenho tornou-se independente no dia 09 de maio de 1985 pela lei 4.450. Esta trajetória foi marcada por eventos políticos, com destaque para: campanha pelo desmembramento de Ipirá através de plebiscito, luta pela água e energia, e manifestações populares.

A partir dos anos 1990, Pintadas se caracteriza pela força dos movimentos sociais organizados, em um grande número de entidades representativas dos anseios populares, o que tem sido a alavanca para o crescimento e desenvolvimento municipal. São muitas as instituições existentes, com destaque para a Rede Pintadas, que surgiu como um fórum de discussões, organização, planejamento e comercialização dos bens e serviços produzidos, em nível local, composto pelas diversas organizações não-governamentais, em diferentes setores: social, econômico, político, religioso e cultural. Esta atitude fortaleceu, significativamente, o desenvolvimento sustentável do município.

Economia

Pintadas caracteriza-se por ser um município de perfil econômico, primordialmente voltado para a agropecuária, sendo que, na pecuária, destacam-se a bovinocultura e a ovinocultura como as atividades mais importantes.

Grande parte de seus habitantes vive da criação de animais e da agricultura de subsistência.

Cooperativismo

Pintadas é, hoje, um exemplo prático dos benefícios do cooperativismo e associativismo comunitário.

Festas Populares

Reveillon – Semana Cultural & Aniversário da Cidade – São Pedro & Arraiá das Comunidades – Cavalgada & Jegada – Expopintadas – MotoCross – Festa da Padroeira N. S. da Conceição.

Rádios

Rádio Educativa FM 104,9.

Nossa Rádio Web

Site oficial da cidade