Paripiranga-Bahia

Paripiranga-Bahia.jpg

Paripiranga é um município do estado da Bahia, no Brasil. Situa-se à altitude de 430 metros. Sua população estimada em 2013 era de 29.654 habitantes, distribuídos em 289 km² de área.

Paripiranga.png

História

Nada se pode adiantar de positivo quanto aos índios que habitavam as terras onde atualmente está situado o município de Paripiranga. É, no entanto, tradição corrente, que ali existiu uma tribo denominada vermelhos, havendo quem admite pertencesse ela à família dos tapuias.

A primeira penetração no território ocorreu no século XVII, quando colonos portugueses se fixaram no município, fazendo nascer a povoação de Malhada Vermelha, cujo nome foi mais tarde, mudado para Patrocínio do Coité, hoje cidade de Paripiranga.

Nos seus primórdios, a povoação de Malhada Vermelha foi premiada pelo cidadão José Antônio de Menezes, que construiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Patrocínio, filiada à freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão. A dita capela foi elevada à categoria de freguesia pela Lei Provincial n.º 1.168, de 22 de maio de 1871, com o nome de Nossa Senhora do Patrocínio do Coité.

O nome primitivo da localidade onde se originou o município era Malhada Vermelha, proveniente da abundância de terrenos argilosos com a denominação local de selão, depois mudado para Patrocínio do Coité, havendo ligação desse nome com a existência, na extrema oriental do município, de grande exemplar de uma árvore denominada coité. O atual topônimo Paripiranga, segundo alguns vêm do tupi terra vermelha, nome primitivo do lugar; e segundo outra versão é a junção dos vocábulos pari (cercado de peixes) e de piranga (vermelho), donde viria também Ipiranga, o antigo nome do vaza-barris.

Site oficial da cidade