Olindina-Bahia

Olindina-Bahia.jpg

Olindina é um município brasileiro do estado da Bahia localizado em um entroncamento rodoviário regional a 43,7 km da cidade sergipana de Tobias Barreto e distante aproximadamente 200 km da capital baiana. Sua população estimada em 2013 era de 26.620 habitantes.

Olindina.png

História

O primeiro nome da cidade foi Mucambo, depois Nova Olinda e seguido pelo atual Olindina.

A história e surgimento do Município de Olindina iniciam-se nas três décadas finais do século XIX e está diretamente relacionada à Guerra do Paraguai, quando por força de hábito da época o Dr. Pedro Ribeiro de Araújo, médico-chefe do hospital para feridos da guerra, foi agraciado com as terras da atual Olindina, onde tomou posse batizando o lugar de Fazenda Mocambo (em razão do nome originalmente atribuído ao local) e a Guerra de Canudos.

Em 1882, quando de passagem pelo município de Itapicuru, do qual Olindina fazia parte à época, o beato Antonio Vicente Maciel, mais conhecido por Antonio Conselheiro, construiu uma capela com a invocação de São João Batista e depois mudada para Nossa Senhora da Conceição( pelo 1º Vigário da cidade Pe. José Justino de Almeida), mais conhecido como Padre Justino, em cujas proximidades já se formava um pequeno povoado com alguns casebres e na mesma ocasião lhe deu a denominação de Nova Olinda, permanecendo até 1943, quando adotou a denominação definitiva de Olindina.

Na cidade é realizada anualmente a movimentada Micareta de Olindina, a qual atrai pessoas de diversas cidades, inclusive do estado de Sergipe.

Site oficial da cidade