Nova Viçosa-Bahia

Nova-Vicosa-Bahia.jpg

Nova Viçosa é um município brasileiro do estado da Bahia, situado no extremo sul do estado distando 814,2 km da capital Salvador. A população nova-viçosense foi estimada em cerca de 42.950 mil pessoas em 2018 sendo a 57° maior de toda a Bahia e a 3° maior da Região Geográfica Imediata de Teixeira de Freitas.

Nova-Vicosa.png

História

Nova Viçosa fora uma região primitivamente habitada por índios aimorés, em 1720 foi ocupada por colonos provenientes do atual território do município de Mucuri, com a chegada desses colonos foi então fundada a povoação de Campinhos às margens do rio Peruípe. São Domingos Monteiro, o principal fundador do povoado edificou a capela de Nossa Senhora da Conceição de Campinhos, no ano de 1748.

O lugar foi elevado ao status de vila em 1798 com o nome de Viçosa, que segundo eles, era devido ao viço da vegetação da região. Em 1911, Viçosa, agora um município é constituído de dois distritos: Viçosa e Colônia Leopoldina (atual distrito de Helvécia). Em janeiro de 1931 o município é anexado ao município de Mucuri, passando a ser um distrito do mesmo. Em dezembro de 1943 o distrito de Viçosa passa a se chamar Marobá, o que muda no ano de 1953, quando o distrito passa a se chamar Nova Viçosa.

Em 27 de julho de 1962 Nova Viçosa se emancipou e tornou-se município desmembrado de Mucuri e Caravelas pela lei estadual nº 1751, da mesma data, agora constituído de 4 distritos: Nova Viçosa (sede), Posto da Mata, Argôlo e Helvécia.

Site oficial da cidade