Nova Soure-Bahia

Nova-Soure-Bahia.jpg

Nova Soure é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 25.725 habitantes.

O Município localiza-se na região nordeste do Estado, a 246 quilômetros da capital Salvador, sua área é de 658 quilômetros quadrados. Sua sede está a uma altitude de 140 metros acima do nível do mar, seus limites são ao Norte, Caldas de Cipó; a Leste, Itapicuru e Olindina; ao Sul, Sátiro Dias; a Oeste, Tucano e Araci. Suas elevações são: tabuleiros e planaltos costeiros. Seus rios e riachos são: Rio Itapicuru e riachos Natuba e Paiaiá. Sua vegetação: é composta por caatinga, cerrados e tabuleiros.

Nova-Soure.png

História

O município surgiu do trabalho de catequização dos jesuítas, que uniram cinco aldeias em uma só, denominada Natuba, que em tupi-guarani significa “rio que não seca”. Acredita-se que os indígenas da tribo dos kiriris deram esse nome devido à aldeia ter ficado localizada nos arredores de um brejo, banhado por um riacho perene.

Com a catequização e a junção de elementos portugueses, foi dada à aldeia o nome de Nossa Senhora da Conceição do Natuba. O município foi emancipado em 1754, e em 1758 recebeu, através de Carta Régia de 8 de Maio de 1758, o nome de Vila de Nova Soure. Posteriormente teve o nome abreviado para Soure.

A Bandeira de Nova Soure foi criada no governo do prefeito José Ramos de Souza, por um profissional da Arte da Heráldica, a arte de formar e descrever Brasões de Armas, também designada Armaria ou Arte do Brasão.

Site oficial da cidade