Nova Redenção-Bahia

Nova-Redencao-Bahia.jpg

Nova Redenção é um município brasileiro do estado da Bahia localizado na região da Chapada Diamantina , uma das mais belas paisagens naturais do mundo, a cidade de Nova Redenção é destaque pelo contato direto com a Natureza , entre os seus destacados pontos turísticos está o Poço Azul , Morro da Arara, Olho D’água da Urania ,Trilha do Socó, Balneário da Peruca e cavernas inexploradas. Sua população estimada em 2014 era de 9.453 habitantes.

Nova-Redencao.png

História

Em 1989 foi desmembrada do município de Andaraí, é criado o município de Nova Redenção. Território primitivamente habitado por indígenas cariris, datando o descobrimento daquelas terras de 1845 ou 1846. Sua colonização deveu-se ao ciclo dos minérios que atraiu garimpeiros à região.

A cidade de Nova Redenção foi uma região habitada pelos indígenas. Conta à história que os primeiros habitantes foram os índios cariris e maracás. Como Nova Redenção era parte da cidade de Andaraí, muitas tribos passaram por aqui, prova disso e que a região e marcada por uma pintura rupestre que indica que essa região foi ocupada por tribos.

Os desenhos rupestres são um dos principais patrimônios culturais deixados pelos antepassados em toda Chapada Diamantina. Muitos especialistas acreditam que essas pinturas possuem cerca de 8 mil a 35 mil anos e a sua origem está ligada a rituais religiosos.

Nova Redenção está situada no centro geográfico da chapada Diamantina, que por sua vez representa o núcleo do estado da Bahia, local onde a pré-história se apresenta de forma surpreendente, quando os paleontólogos descobriram fosseis de animais extintos a mais de 11 mil anos, sendo que a Preguiça Gigante descoberta e retirada do Poço Azul rouba a cena pela importância do achado.

Uma das riquezas naturais mais significativas da região é o rio Paraguaçu que corre mansamente serpenteando a mata, formando em determinado ponto a tão conhecida Praia da Peruca, o rio também passa no sopé do Morro das Araras escondendo as pinturas rupestres que lá estão ou ainda dificultando a entrada às grutas que estão inseridas nesse pedacinho da chapada Diamantina.

Assim é Nova Redenção, mais conhecida como a menina da Chapada, pois sua emancipação política aconteceu no ano de 1989, mas que é rica em belezas naturais encantando os visitantes que por aqui passar.

Site oficial da cidade