Nova Itarana-Bahia

Nova-Itarana-Bahia.jpg

Nova Itarana é um município brasileiro do estado da Bahia, Sua população estimada em 2010 era de 7.435 Habitantes.

A população está distribuída em Zona Urbana 2.835 habitantes e Zona Rural com 5.040 habitantes. Evidencia-se aí uma predominância maior de habitantes na Zona Rural e isso se deve ao fato de o município possuir um distrito de grande porte que é o Km Cem.

Nova-Itarana.png

História

As raízes históricas do município de Nova Itarana fundamentam-se numa fazenda de propriedade do senhor Aníbal da Silva Moraes denominada Lagoa dos Veados, este nome teve origem nas histórias contadas pelos primeiros habitantes que afirmavam haver uma lagoa que servia de importante bebedouro para aves e animais selvagens como veados, daí o nome lagoa dos veados. A existência de tais animais atraia para seus arredores os caçadores, os quais começaram a povoar aquele lugar.

A beleza paisagística do lugar, a abundância de água e a fertilidade do solo, logo fizeram surgir um povoado que em breve tempo se transformara em Vila e, em 1954, em Distrito. Daí para a categoria de cidade e sede de município independente, o espaço de tempo foi de apenas oito anos, pois o vereador representante do referido Distrito Sinval Galvão de Souza lutou muito para que isso acontecesse.

Em 20 de julho de 1962 pela Lei Estadual de número 1.742, foi criado o município de Nova Itarana, com território desmembrado do município de Brejões, sendo que seu primeiro prefeito foi o então vereador representante do respectivo distrito Senhor Sinval Galvão de Souza eleito pelo povo no dia 7 de outubro de 1962, no primeiro pleito de sua história e sendo empossado em 07 de abril de 1963.

Nova Itarana traz consigo o significado das suas raízes históricas: Nova – Surge uma nova cidade. Ita que vem do latim e quer dizer pedra, tipo de rocha encontrada em abundância no lugar, rana raça de veados existentes naquela região, formando assim o nome do novo município que nasce Nova Itarana.

No entanto, é na magnanimidade do seu povo que Nova Itarana tem assegurada a sua capacidade de empreender e progredir na sua resplandecente marcha para porvir de glórias imortais que, cordial e ardentemente lhe desejamos. E é da fé, da moral, do civismo e do dinamismo dos seus cidadãos que nos vem à inspiração para, cognominarmos Nova Itarana de Cidade Triunfo.

Site oficial da cidade