Nova Ibiá-Bahia

Nova-Ibia-Bahia.jpg

Nova Ibiá é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população recenseada em 2007 pelo IBGE é de 7.045 habitantes.

Nova Ibiá, antiga “Tabuleiro” surgiu do desmembramento do município vizinho, Gandu, ao qual sempre esteve ligada. Encravada na região cacaueira, sofre há anos com a praga da vassoura-de-bruxa que se instalou na região.

Nova-Ibia.png

História

Em uma das rotas de tropeiros mascates que saíam do Porto de Ituberá, antigo Santarém, em direção ao interior do Estado, nasceu Nova Ibiá. Parada para descanso da tropa, no Vale do Rio Gandu, começou a se desenvolver como vila, que por estar geograficamente situada entre serras, denominou-se Pé de Serra de Gandu. Depois Tabuleiro, Vila Lisboa e, por volta de meado deste século, Nova Ibiá. Nome indígena como quase todas as cidades e vilas da região.

Localizado na Região Baixo Sul da Bahia tem como principal atividade econômica a cultura do cacau. Segundo o livro de Orlando Pitágoras Gandu uma história de sacrifícios e amor, teve na Fazenda Gavião, de Manoel Cirilo de Carvalho, o início do plantio do fruto vindo da Amazônia.

A partir de 1903, a região hoje ocupada pelos Municípios de Nova Ibiá, Itamari e Gandu, foi reivindicada por Santarém, hoje Ituberá.

Em 1958, Gandu foi emancipado, e ao desmembrar-se de Ituberá absolveu distritos de Nova Ibiá e Itamari. Este emancipou-se em 1962, permanecendo Nova Ibiá como distrito de Gandu até 13 de junho de 1989.

Por Lei Estadual, de 13 de junho de 1989, o Distrito de Nova Ibiá foi elevado à categoria de município.

Site oficial da cidade