Nova Fátima-Bahia

Nova-Fatima-Bahia.jpg

Nova Fátima é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 11º36’26” sul e a uma longitude 39º37’55” oeste, estando a uma altitude de 298 metros. Sua população estimada em 2010 7.602 era de habitantes distribuídos 373,672 km² de área territorial do município.

Origem do nome

Em homenagem à Padroeira Nossa Senhora de Fátima.

Nova-Fatima.png

História

O local começou a ser povoado nos anos de 1940. Se destacaram duas grandes fazendas pertencentes a família Guimarães. No ano de 1956 passou a ser chamado de Vila de Fátima. Foi transformado em Distrito com a nome de Nova Fátima, pela Lei Estadual nº 4.033, de 14 de maio de 1982, subordinado ao município de Riachão do Jacuípe.

Foi emancipado pela Lei Estadual nº 5.022 de 13 de junho de 1989, desmembrado do Município de Riachão do Jacuípe. Os primeiros Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores foram eleitos em eleição de 15 de novembro de 1989 e tomaram posse de seus respectivos cargos em 1º de janeiro de 1990, com a instalação do município, conforme o art. 12 da Lei Estadual nº 5.183, de 19 de julho de 1989.

Geografia

O município de Nova Fátima tem uma localização privilegiada, as margens de uma das maiores rodovias do Brasil, a BR 324 (Salvador/Jacobina), no Território da Bacia do Jacuípe. Fica à 110 km de Feira de Santana e 220 Km de Salvador, numa altitude de 298 metros.

Clima

Semiárido, com chuvas irregulares, média pluviométrica de 500 a 800 mm com chuvas concentradas no verão.

Economia

Principais atividades econômicas

A economia gira em torno da produção do sisal. É uma das maiores produtora de sisal da Bacia do Jacuípe. Hoje em dia com a produção menor muitas pessoas deixaram os campos de sisal e migraram para as grandes cidades. Também se destaca a criação de gados para o corte e produção leiteira (bovinos, caprinos e ovinos). A cidade realiza aos domingos uma feira livre onde os comerciantes vendem os seus produtos como: frutas, carnes, roupas utensílios etc. Nos últimos anos a cidade vem crescendo tanto verticalmente, quanto horizontalmente, ou seja, a cidade vem crescendo no número de casas e também no número de pequenos prédio de até 3 andares.

Manifestações culturais:

Samba de Reis (realizada no dia 06 de janeiro)
Lavagem do Bar Casa Velha (realizada uma semana após o carnaval)
Comemoração do Dia do Trabalhador (realizada em 01 de maio)
Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima (realizada de 01 a 13 de maio)
Festa de aniversário da cidade e São João (realizados no início do mês de junho)
Festa de vaqueiro

Culinária

Pratos e receitas de Nova Fátima são diversificados, como no resto do estado da Bahia: O acarajé, o vatapá, a carne de sol, o churrasco, o beiju entre outros. A cidade recebe Influência da cultura nordestina no quesito culinária, umas das sobremesas do nordeste que te grande valor nos pratos dos fatimenses.

Site oficial da cidade