Mundo Novo-Bahia

Mundo-Novo-Bahia.jpg

Mundo Novo é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2017 é de 27.364 habitantes. Possui uma área de 1.491,993 km².

Mundo-Novo.png

História

O território do município, antes de desbravado, era grande sesmaria, há muitos anos abandonada e que fora objeto de arrematação em praça, pelo Visconde de Itapicuru, na Vila de Nossa Senhora do Rosário de Porto de Cachoeira. Esta sesmaria, com cerca de cinquenta léguas em quadro, situava-se entre Orobô, Monte Alegre e Itaberaba.

É tradição corrente, quanto à primeira exploração no território municipal, que no ano de 1833, para fugir aos efeitos de grande seca, José Carlos da Mota, natural de Alagoinhas, neste Estado, acompanhado por Joaquim José de Assunção e José Barbosa Cabrinha, partiu daquela localidade em direção à zona de Morro de Chapéu, em busca de um lugar em que houvesse água abundante e condições favoráveis a implantação de atividade agrícola e pastoril. Esses bandeirantes penetraram os sertões ainda desconhecidos e chegaram a Monte Alegre; dali partiram em direção ao ponto desejado.

No curso da viagem, José Carlos da Mota, com sua pequena bandeira, estacionou no local hoje conhecido com o nome de Engenho, em 1833, impressionado com as matas e a farta vegetação nativa, com a qualidade do solo e os mananciais de água potável. Consta que o chefe da bandeira José Carlos da Mota, ao avistar as terras em que está situada a cidade e suas adjacências, do alto da Várzea Bonita, exclamou ″isto aqui é um Mundo Novo″. Foi, portanto, o pouso da bandeira de José Carlos a causa determinante da povoação do município.

O colonizador, satisfeito com a riqueza da terra descoberta, teve a ideia de a povoar, conseguindo a vinda de novos colonos, que construíram residências e ali se instalaram. Formou-se assim o povoado.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Mundo Novo, Alto Bonito, Ibiaporã e Indaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Site Oficial da cidade