Mulungu do Morro é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 15.826 habitantes.
História
Foi localizada por vaqueiros que perderam seus bois que construíram suas casas por ali mesmo e viraram moradores, dado o nome de Mulungu do Morro por conter uma grande quantidade de árvores com o nome mulungu. Elevado à categoria de município com a denominação de Mulungu do Morro, pela lei estadual nº 5014, de 13-06-1989, desmembrado dos municípios de Cafarnaum e Morro do Chapéu. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Mulungu do Morro (ex-povoado), pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Canarana, subordinado ao município de Morro do Chapéu.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Mulungu do Morro, figura no município de Morro do Chapéu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 1719, de 16-07-1962, o distrito de Mulungu do Morro, foi transferido do município de Morro do Chapéu para constituir o novo município de Cafarnaum. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Mulungu do Morro, figura no município de Cafarnaum.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Mulungu do Morro, pela lei estadual nº 5014, de 13-06-1989, desmembrado dos municípios de Cafarnaum e Morro do Chapéu. Sede no antigo distrito de Mulungu do Morro. Constituído de 3 distritos: Mulungu do Morro, Canudos (ex-Paz do Canudos) e Várzea de Cerco. Canudos alterado pela mesma lei estadual acima citada e Várzea do Cerco transferido pela mesma lei. Instalado em 01-01-1990.
Distrito
Mulungu passou a ser Distrito em 1953, para ser distrito precisa ter Cartório de Registro Civil, tabelionato e sub-delegacia de política, nomeia um sub-delegado e um escrivão de cartório. Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 1953, no Governo Estadual da Bahia, Dr. Reges Pacheco. Logo em seguida, passou a ser Vila, pois já tinha possibilidade, o primeiro tabelião foi Walnier Mascarenhas Oliveira. Até 1962, ficou sendo Vila de Morro do Chapéu.
Evolução Político-Administrativa
Quando Mulungu surgiu era município de Morro do Chapéu, o primeiro político foi João Primo da Silva, que viajava a cavalo, buscando melhoria para seu povoado, era vereador, mas não ganhava um centavo, pois na época vereadores não tinham salários, com o passar do tempo, vários lugares passaram a ser cidade, inclusive Cafarnaum em 1962, Mulungu ficou sendo vila de Cafarnaum, sendo o primeiro prefeito Djalma Oliveira Rios e os representantes: João Primo da Silva, Eronides Souza Santos e Sebastião Xavier.
Em 1989, Mulungu ficou independente de Cafarnaum, sendo o primeiro prefeito, o Sr. Daniel Francisco de Souza, e o vice, o Sr. Pedro Veríssimo e os vereadores: Ariovaldo Alves Baoventura, Manoel Antunes Leitão, Valto José Boaventura, Manoel de Souza Brota, João José de Souza, Artur Pina Magalhães, José Miranda, Edson Silva Mendes, Raimundo Boaventura de Souza; sendo as vilas: Canudos e Várzea do Cerco.