Mulungu do Morro-Bahia

Mulungu-do-Morro-Bahia.jpg

Mulungu do Morro é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 15.826 habitantes.

Mulungu-do-Morro.png

História

Foi localizada por vaqueiros que perderam seus bois que construíram suas casas por ali mesmo e viraram moradores, dado o nome de Mulungu do Morro por conter uma grande quantidade de árvores com o nome mulungu. Elevado à categoria de município com a denominação de Mulungu do Morro, pela lei estadual nº 5014, de 13-06-1989, desmembrado dos municípios de Cafarnaum e Morro do Chapéu. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Mulungu do Morro (ex-povoado), pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Canarana, subordinado ao município de Morro do Chapéu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Mulungu do Morro, figura no município de Morro do Chapéu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 1719, de 16-07-1962, o distrito de Mulungu do Morro, foi transferido do município de Morro do Chapéu para constituir o novo município de Cafarnaum. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Mulungu do Morro, figura no município de Cafarnaum.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Mulungu do Morro, pela lei estadual nº 5014, de 13-06-1989, desmembrado dos municípios de Cafarnaum e Morro do Chapéu. Sede no antigo distrito de Mulungu do Morro. Constituído de 3 distritos: Mulungu do Morro, Canudos (ex-Paz do Canudos) e Várzea de Cerco. Canudos alterado pela mesma lei estadual acima citada e Várzea do Cerco transferido pela mesma lei. Instalado em 01-01-1990.

Distrito

Mulungu passou a ser Distrito em 1953, para ser distrito precisa ter Cartório de Registro Civil, tabelionato e sub-delegacia de política, nomeia um sub-delegado e um escrivão de cartório. Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 1953, no Governo Estadual da Bahia, Dr. Reges Pacheco. Logo em seguida, passou a ser Vila, pois já tinha possibilidade, o primeiro tabelião foi Walnier Mascarenhas Oliveira. Até 1962, ficou sendo Vila de Morro do Chapéu.

Evolução Político-Administrativa

Quando Mulungu surgiu era município de Morro do Chapéu, o primeiro político foi João Primo da Silva, que viajava a cavalo, buscando melhoria para seu povoado, era vereador, mas não ganhava um centavo, pois na época vereadores não tinham salários, com o passar do tempo, vários lugares passaram a ser cidade, inclusive Cafarnaum em 1962, Mulungu ficou sendo vila de Cafarnaum, sendo o primeiro prefeito Djalma Oliveira Rios e os representantes: João Primo da Silva, Eronides Souza Santos e Sebastião Xavier.

Em 1989, Mulungu ficou independente de Cafarnaum, sendo o primeiro prefeito, o Sr. Daniel Francisco de Souza, e o vice, o Sr. Pedro Veríssimo e os vereadores: Ariovaldo Alves Baoventura, Manoel Antunes Leitão, Valto José Boaventura, Manoel de Souza Brota, João José de Souza, Artur Pina Magalhães, José Miranda, Edson Silva Mendes, Raimundo Boaventura de Souza; sendo as vilas: Canudos e Várzea do Cerco.

Site oficial da cidade