Maragogipe-Bahia

Maragogipe-Bahia.jpg

Maragogipe ou Maragojipe é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população estimada em 2013 era de 45.740 habitantes.

Maragogipe.png

História

Essa região era habitada pelos índios da tribo Maragós, que alguns historiadores e memorialistas traduziram como: “braços invencíveis”, ou “rio dos mosquitos”, devido ao fato de ser situado numa ampla área de manguezal. Eram inteligentes, guerreiros, dedicando-se ao cultivo do solo, à pesca e à caça. Posteriormente, deslumbrados com a riqueza das matas e com a acessibilidade do sítio a qualquer embarcação, alguns exploradores resolveram fixar residência, dedicando-se à extração de madeiras, plantação de mandioca e de cana-de-açúcar, construção de engenhos e casas de farinha.

Durante a guerra de consolidação da independência brasileira, Maragogipe foi palco de uma escaramuça entre os portugueses e os brasileiros, liderados por Bento de Araújo Lopes Vilas Boas, com a vitória dos últimos. Como recompensa, foi-lhe concedido o título de Barão de Maragogipe pelo imperador brasileiro Dom Pedro I. O município foi criado com território desmembrado de Jaguaripe e denominação de Maragogipe por carta régia de 17 de dezembro de 1693 e portaria de 16 de dezembro de 1724. A sede foi elevada à categoria de cidade através da Lei Provincial de 8 de maio de 1850.

Site oficial da cidade