Macururé-Bahia

Macurure-Bahia.png

Macururé é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2014 foi de 8.320 habitantes.

Macurure.png

História

Região habitada primitivamente pelos índios rodeleiros ou rodelas. Situada no Nordeste do semi-árido da Bahia, região do Alto Sertão de Canudos, seu povoamento teve início nas terras de Roberto Pereira Maia, às margens do Riacho Tim Tim, e que eram chamadas Roça do Tim Tim. Mais tarde, o nome foi trocado para Fazenda Três Irmãos, por ter sido doada aos três filhos, ou seja, Firmino Pereira Maia, Honório Pereira Maia e Ricardo Pereira Maia.
Após receberem a fazenda, os três irmãos partiram para a construção de suas casas, conservando, entretanto, a Casa Grande da fazenda.

Em 1906, construíram uma capelinha, sob a responsabilidade de Firmino Pereira Maia. Os irmãos enviaram a Salvador (BA)o Sr. Amâncio para que trocasse algumas moedas por uma imagem. Foi escolhida a imagem do Senhor do Bonfim, e em sua homenagem deram à fazenda o nome de Arraial do Senhor do Bonfim.

Com a construção da antiga Estrada BR-4 (atual BR-116), em 1942, chegou ao Arraial grande quantidade de pessoas. Foram construídas, então, várias casas.

Muito do material enviado para a construção da Estrada foi aproveitado para a cidade do Senhor do Bonfim de Vila Nova, também situada no sertão baiano. Por este motivo, combinaram a mudança do nome do Arraial para Macururé.

Site oficial da cidade