Macajuba-Bahia

Macajuba-Bahia.jpg

Macajuba é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, na Mesorregião do Centro-Norte Baiano. Sua população em 2016 é de 11.878 habitantes.

Macajuba.png

História

Seu nome, antigo, era Capivari, por ser cortada pelo rio Capivari (grafia atual), e teve o nome mudado simplesmente porque havia cidades maiores no Brasil chamadas Capivari. Passou a denominar-se Macajuba por causa da serra que corta seu território. O município foi criado com os territórios do município de Baixa Grande, através da Lei Estadual de 12 maio de 1906 que transferiu a sede do município para a povoado de Santa Luzia do Lajedo (atual sede de Macajuba), alterando-lhe o topônimo para Vila Capivari.

Em 1943, o município de Capivari foi extinto e passado à condição de distrito de Baixa Grande — que fora restaurado em 1910, com território desmembrado de Capivari. O município foi restaurado por Decreto Estadual, de 1 junho 1944, com a denominação de Macajuba. A sede transformada em distrito em 1906, foi elevada à condição de cidade, através do Decreto-lei Estadual, de 30 março de 1938.

No século XX, foi construída a igreja matriz Santa Luzia, na praça Castro Cincurá. O terreno para a igreja matriz, cuja padroeira é Santa Luzia, foi doado por Francisca Alves Sampaio. Seus nichos ficaram sob a responsabilidade de sua filha, Hermínia Borges Sampaio, e, a partir da década de 1920, também das netas, Flora, Laurita, Zulmira, Olívia, Nelly, Edith.

Site oficial da cidade