Lajedinho-Bahia

Lajedinho-Bahia.jpg

Lajedinho é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Chapada Diamantina a 350 km de Salvador, situado entre os municípios de Wagner e de Ruy Barbosa. O acesso se dá através da BR-242 entrando-se ao norte.

Sua população estimada em 2010era de 3.930 habitantes.

Lajedinho.png

História

A região foi habitada primitivamente pelos índios maracás. No início do século XVIII, o território integrava a sesmaria do mestre de campo Antônio Guedes de Brito.

O desenvolvimento da pecuária no sertão baiano estimulou o afloramento das terras de Guedes de Brito, dando origem a fazendas de gado, e dentre elas, a de Lajedinho, propriedade de João Rocha Viana.
Lajedinho tornou-se, então, ponto de pouso preferencial dos tropeiros, viajantes e boiadeiros em trânsito para o porto Cachoeira.

Em 1930, Higino de Oliveira Plínio adquiriu a fazenda Lajedinho dos herdeiros de Rocha Viana, construiu novas moradias, e iniciou a feira livre.

Distrito criado com a denominação de Lagedinho, pelo Decreto Estadual n.º 7.896, de 31-12-1931, subordinado ao município de Rui Barbosa.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transparência

A Prefeitura Municipal de Lajedinho -BA apresenta o novo Portal da Transparência Municipal, em atendimento à Lei Complementar nº. 131 de 27 de maio de 2009 (Lei da Transparência), e o  Acesso a Informação, em cumprimento à Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), ambos instrumentos tem o propósito de promover a transparência da gestão e garantir o direito constitucional de acesso de Vossas Senhorias às informações públicas.

Por meio destes instrumentos de transparência ativa, o cidadão poderá acompanhar de forma dinâmica a Estrutura Administrativa dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Municipal, os atos administrativos, o montante da receita e a aplicação dos recursos públicos pelos Gestores, além dos relatórios exigidos pela Lei Complementar nº. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Site oficial da cidade