Jussara-Bahia

Jussara-Bahia.jpg

Jussara é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2017 era de 16.006 habitantes.

Jussara.png

História

A região foi primitivamente habitada pelos índios massacarás. Seu povoamento teve início no final do século XIX, por aventureiros, que ali se estabeleceram e desenvolveram a agropecuária.
A fertilidade do solo atraiu novos colonos, que também ali se fixaram, formando então o povoado de Chapada.
O topônimo foi alterado para Jussara em 1962, em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek e à sua esposa Sarah Kubitschek.

Formação administrativa

levado à categoria de município e distrito com a denominação de Jussara, pela Lei Estadual n.º 1.760, de 27-07-1962, sendo desmembrado de Central e tendo como sede o atual distrito de Jussara. Constituído de 2 distritos: Jussara e Recife e instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Jussara e Recife. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

É criado o distrito de Queimada Nova e anexado ao município de Jussara. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Jussara, Queimada Nova e Recife. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Cultura

Festas

As festividades acontecem sempre nas mesmas datas do ano, como: os festejos de São José, no povoado de Morros de Higino, em 19 de março; as festas de Nossa Senhora de Fátima, na vila de Recife, em 13 de Maio, e a grande festa na sede em comemoração à emancipação desse município, entre 26 e 30 de julho de cada ano; nestas ocasiões são contratadas diversas atrações do meio musical nacional.

Esporte

As modalidades de esporte predominantes na cidade são futebol e futsal, além de diversas atividades desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e CRAS; existem duas quadras poliesportivas na sede.

Mapa Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Jussara-BA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município baiano.

Site oficial da cidade