Jiquiriça-Bahia

Jiquirica-Bahia.jpg

Jiquiriçá é um município brasileiro localizado no estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 14.936 habitantes, segundo o IBGE.

Rico em recursos hídricos até algumas décadas atrás, Jiquiriçá ainda possui algumas belas cachoeiras, dentre elas a cachoeira dos Prazeres, a de Guigó, e a de Clóvis, porém que sofrem com a escassez de água durante a maior parte do ano, algumas chegam a ter sua vazão reduzida em mais de 50%. Mesmo assim algumas destas ainda são de grande importância para o turismo local.

Jiquirica.png

História

O povoado teve início em 1860, em um local conhecido como “velhas”, pertencente ao município de São Vicente Férrer D’Areia. Nasceu como local de pouso para os tropeiros que viajam conduzindo cargas entre Nazaré e Aratuípe até Vitória da Conquista. Foi elevado à categoria de freguesia em 16 de setembro de 1878, passando a chamar-se Senhor do Bomfim da Capela Nova, em decorrência da existência de uma capela no povoado dedicada a esse Santo.

Em 1891, através do ato estadual datado de 31 janeiro, tornou-se município, com o nome de Capela Nova de Jiquiriçá, desmembrando-se de São Vicente Férrer D’Areia. Em 1904, pela lei estadual nº 570, de 15 de setembro de 1904 seu nome foi simplificado para Jiquiriçá – nome indígena que quer dizer instrumento de pesca (Jiquir) de rio (Içá).

A Lei Estadual 1882 de 16 de julho de 1926, desmembrou do município o distrito de Mutum, que mais tarde originaria o município de Mutuípe. Em 1943, o município de Jiquiriçá foi extinto e anexado ao município de Mutuípe, só sendo restaurado um ano mais tarde, em 1 de junho de 1944.

Alguns fatos importantes que marcaram a história do lugar foram as enchentes de 1914, 1960, 1964. São consideradas as piores enchentes de toda a história do município, destruindo uma parte da cidade, inclusive o comércio, e deixando dezenas de famílias desabrigadas.

Site oficial da cidade