Itatim-Bahia

Itatim-Bahia.jpg

Itatim é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população estimada em 2017 era de 14 957 habitantes.

“Itatim” é um termo tupi que significa “bico de pedra”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e tim (“bico, nariz”). O nome é uma referência ao Morro da Ponta Aguda, uma elevação geográfica próxima à cidade.

Itatim.png

História

O município foi criado pela Lei Estadual 5 015, de 13 de junho de 1989, com vigência na mesma data, desmembrado do município de Santa Teresinha.

Esse desmembramento se deu através da Lei Estadual, nº 5015, de 13 de junho de 1989, publicada no Diário Oficial, em 14 de junho do mesmo ano.

Em épocas passadas, os primeiros moradores foram compostos pelas famílias dos senhores José Rufino Santana, José Vieira Gomes, Aristóteles Carneiro, Leolino Rebouças e a senhora Maria Aurina Rebouças.

O primeiro aldeamento onde hoje se encontra a cidade, chamava-se Tanquinho em referência a um tanque de formação rochosa e que ainda hoje se encontra próximo da zona urbana.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Itatim, Pela Lei Estadual nº 5015, de 13-06-1989, desmembrado de Santa Terezinha e Iaçu. Sede no atual distrito de Itatim (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Turismo

Itatim se caracteriza por suas formações rochosas distintas, destacando-se, além do Morro da Ponta Aguda o Morro do Enxadão, o Morro do Gavião, o Morro dos Buracos, o Morro da Fonte, o Morro do Tyresoles e o Morro do Napoleão.

Em função da natureza geológica dessas formações, a cidade tornou-se um centro muito frequentado pelos praticantes da “escalada esportiva”.

No mês de junho acontece um dos melhores São João da Bahia, com várias atrações nacional e local.

Site oficial da cidade