Itaparica-Bahia

Itaparica-Bahia.jpg

Itaparica é um município do estado da Bahia, no Brasil. Fica localizado na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos. Itaparica teve sua fama inicial como balneário de repouso e de saúde devido às suas bonitas praias e à sua água mineral que jorra da Fonte da Bica, localizada dentro da cidade, na costa oeste. Na parede frontal da fonte, está inscrito, em um azulejo: “Êh ! água fina. Faz velha virá menina”.

O topônimo, com origem na língua tupi antiga, significa “cerca feita de pedras” ou, segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, “pedra faiscante, isto é, pederneira”, pela junção de itá (pedra) e pirika (faiscante).

Sua população estimada em 2018 era de 22 114 habitantes.

Itaparica.png

História

Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada pela tribo tupi dos tupinambás.

Datam do século XVI os primeiros registros sobre a Ilha de Itaparica. No mesmo século, os jesuítas construíram uma capela que se tornou um importante marco histórico da região. A cana-de-açúcar e a criação de gado bovino foram importantes elementos de desenvolvimento econômico da região, nos séculos seguintes. Atualmente, a ilha é dividida entre os municípios de Vera Cruz e Itaparica.

Geografia

Juntamente com o município de Vera Cruz, compõe a Ilha de Itaparica. Fica a sessenta minutos em Ferry boat de Salvador ou 35 minutos em catamarã.

Turismo

Entre as atrações, estão suas praias e seu conjunto histórico.

Conjunto Histórico

O Conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Itaparica é reconhecido pelo IPHAN como um Patrimônio Cultural Brasileiro e é formado pelas Igrejas de São Lourenço(1610), Matriz do Santíssimo Sacramento(1794) e Capela Nossa Senhora de Bom Despacho (1580) a Fortaleza de São Lourenço(1631), e os Solares Dey Rey(Monsenhor Flaviano 10) e Tenente João das Bottas, casas na ruas Luís da Grã e no Campo Formoso além da Fonte da Bica.

Praias

  • Praia da Ponta de Areia
  • Praia da Ponta do Mocambo
  • Praia do Boulevard
  • Praia do Forte
  • São João de Manguinhos
  • Praia de Amoreiras
  • Coroa do Limo
  • Porto dos Santos

Site oficial da cidade