Itaju do Colônia-Bahia

Itaju-do-Colonia-Bahia.jpg

Itaju do Colônia é um município brasileiro do estado da Bahia. Conhecida por ser a capital da montaria.

O município se estende por 1 222,7 km² e contava com 7.278 habitantes no último censo.

Topônimo originado do fato da cidade estar situada à margem esquerda do rio Colônia, e da palavra itaju (itá = ‘pedra’ + iuba = ‘brilhante’), de origem indígena que significa ‘pedra brilhante’.

Itaju-do-Colonia.png

História

O atual Município de Itajú do Colônia surgiu de um povoado que teve início com um barracão construído em Setembro de 1939 por Antonio Cordeiro de Miranda. Ao redor desse barracão grande número de colonos começou a construir seus barracos e choupanas, atraídos pela extração do pó da palha do ouricuri, vegetação muito abundante na região.

Começou então a derrubada da mata e Antonio Cordeiro de Miranda, que havia comprado 20 hectares desmembrados da Fazenda Santa Rita, de Antônio Jerônimo, começou a organizar o povoado e a formar áreas para exploração da pecuária bovina.

Em 1959, o povoado foi elevado à categoria de distrito com o nome de Itaguira. Em 19 de Julho de 1962 o distrito é desmembrado do Município de Itabuna e emancipado, recebendo o nome de Itajú do Colônia, Itajú que em Tupi-Guarani significa pedra brilhante . A instalação do município se deu pela Lei Estadual nº 1.732, de 07 de abril de 1963.

Pertencendo à Região Sudoeste do Estado, e localizado à 15º 8′ 29 de latitude Sul e 39º 13′ 28 Oeste, o Município de Itajú do Colônia possui um área de 1.221,8 km2. Limita-se com os Municípios de Itororó, Itapetinga, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itapé, Jussari, Camacan e Pau Brasil;

Alem do distrito sede o município possui também o distrito de Palmira.

Site oficial da cidade