Itaetê-Bahia

Itaete-Bahia.jpeg

Itaetê é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 13.857 habitantes. Importante município baiano sendo instalado nas margens do rio Paraguaçu, região rica em natureza, sendo o principal o poço encantado situado a 23 km do centro, existem várias atrações locais, como o São João no povoado de Rumo que movimenta grande parte do comércio da cidade e regiões metropolitanas.

O nome do município provém do Tupi Antigo “itá” (pedra) + “eté” (verdadeira), significando “pedra verdadeira”.

Itaete.png

História

A origem de Itaetê remota aproximadamente no final do século XIX, de uma povoação de nome Tamanduá às margens do Rio Paraguaçu. Nos primeiros anos do século passado, foi construído um ramal de estrada de ferro até Tamanduá, fato que aos poucos foi desenvolvendo a localidade, mas foram os tropeiros que fizeram de Itaetê um importante centro comercial como ponto de apoio de tropas que vinham de diversas localidades do alto sertão e das lavras diamantina até a estação ferroviária.

O município de Itaetê foi criado pela Lei nº 1.497, de 25 de setembro de 1961, assinada pelo Governador da época Juracy Magalhães. A instalação do município se deu em 07 de abril de 1963, quando foi empossado a 1ª Câmara de Vereadores e o 1° prefeito, Sr. Waldemar Ferraro.

O território do novo município foi desmembrado de Andaraí.

Site oficial da cidade