Iraquara-Bahia

Iraquara-Bahia.jpg

Iraquara é um município brasileiro do estado da Bahia. O município está localizado na microrregião da Chapada Diamantina e possui uma grande quantidade de grutas, cachoeiras e cavernas, sendo grande parte delas abertas ao público. Sua população estimada em 2016 era de 25.279 habitantes.

Iraquara é vocábulo indígena que significa buraco do mel. Do tupi yra: mel, abelha; e quara ou coara: buraco, cova, cavidade, oco, esconderijo.

Iraquara.png

História

Povos pré-históricos e nômades viveram há 12 mil anos na região de Iraquara, conforme mostram pinturas rupestres, fósseis e registros arqueológicos encontrados em grutas e abrigos originados pela formação calcária do subsolo.

Os colonizadores começaram a chegar à região na metade do século XIX, atraídos por diamantes e ouro, e formaram garimpos que deram origem a povoados. A exploração de minérios fez surgir a Estrada Real, que cortava a Chapada Diamantina no sentido norte-sul, ligando Jacobina a Rio de Contas e passando por Iraquara e Seabra.

A descoberta de um poço com água abundante no leito do Riacho Água de Rega, por um tropeiro chamado Manoel Félix, fez surgir o povoado Poço do Manoel Félix. Em 1930, tornou-se distrito com o nome João Pessoa. Em 1962, o município foi criado com nome Iraquara, vocábulo tupi que significa o buraco das abelhas.

Site oficial da cidade