Ibirataia-Bahia

Ibirataia-Bahia.jpg

Ibirataia é um município brasileiro localizado no sul do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 é de 18.881 habitantes. Cidade pequena e tranquila que possui uma grande festa junina em homenagem a São João.

A palavra Ibirataia vem do tupi: Ibirataia. De ibirá, árvore, planta e taia, arder. Planta que arde (na língua).

Ibirataia.png

História

Os primeiros desbravadores chegaram na região de Ibiratáia no início do século XX, oriundos de Capela do Rio do Peixe, hoje Piraí do Norte, e se fixaram, construindo propriedades, atraídos pelas riquezas do solo e das matas.

Dentre estes desbravadores podemos destacar José Quirino, os irmãos Manoel Pereira da Silva e José Firmino da Silva, Patricio Teixeira, Eugênio Machado, Mamede Abdon Fair, José Thiara, Nemam Chequer, Manoel Feliciano da Silva, José Roberto, Nicolau Ribeiro, Nilson Ribeiro, Marcelino Lima, Antônio Nunes Pacheco, Ismael Almeida, Ramiro do Emburrado e seus filhos Arsênio e Américo, Vital Campos, Joaquim Coelho da Lima Filho e o primeiro delegado de polícia do povoado, Eduardo Félix.

A seguir vieram as famílias Silva, Tinoco, Calheira e tantas outras.
Joaquim Quirino, vindo da Capela do Rio do Peixe, fixou-se às margens do Rio Formiga onde já havia o Povoado de Ipecacuanha, onde os caçadores trocavam plantas medicinais por munição.

Em seguida a área ocupada por José Quirino foi ampliada dando origem à Vila Ferreira, antiga Tesouras, em terreno comprado por Raimundo Crente e que vendeu a José Miraglia, dono da Vila Ferreira, pertencente aos herdeiros de Manoel Tinoco de Miranda.

Formação Administrativa

Até 1939, Tesouras era um Arraial e pertencia a Rio Novo. Rio Novo recebeu a denominação de Ipiaú e foi elevado à categoria de Comarca. Na mesma época Tesouras foi considerada Vila e denominada Ibirataia, sendo administrada por Ipiaú até a data de sua emancipação política.

Foi elevado à categoria de município em 10 de novembro de 1960, mediante a Lei n° 1.347.

Site oficial da cidade