Ibirapitanga-Bahia

Ibirapitanga-Bahia

Ibirapitanga é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada na microrregião cacaueira do sul do estado, Ibirapitanga limita-se com os municípios de Camamu, Gandu, Igrapiúna, Maraú, Piraí do Norte, Ubatã e Ubaitaba. Sua população estimada em 2010 era de 22.610 habitantes e se divide em sede, zona rural e três distritos: Itamarati, Camamuzinho e Novo Horizonte. O nome Ibirapitanga significa Pau Brasil em tupi-guarani. Antigamente a cidade também era conhecida como Cachoeira do Pau. Fundada em 1961, Ibirapitanga está a 113 m de altitude e seu município ocupa uma área total de 472 km². Até meados da década de 1990, Ibirapitanga esteve entre os dez municípios maiores produtores de cacau da Bahia e sua economia até hoje baseia-se fundamentalmente na monocultura agrícola.

O topônimo Ibirapitanga (ybirá = ‘árvore’ + pintanga = ‘vermelho’, donde: ‘árvore vermelha’) significa ‘Pau Brasil’

Ibirapitanga

História

Ibirapitanga surgiu de uma palhoça construída em 1915 às margens do Rio Cachoeira, tendo como desbravador o senhor José Meneses de Oliveira, e pertencia ao município de Camamu. Tempos depois, os imigrantes Miguel Ferreira da Silva (Miguelão), João Victor dos Santos, João Marinózio de Almeida, Pedro Ramos de Oliveira, Francisco Quinto de Souza, Ozeas Carvalho, e outros ajudaram a fundar o Arraial denominado Cachoeira do Pau, cujo nome teve origem pelo fato de ser costume dos moradores do lugarejo, colocarem paus sobre os rios para facilitar o transporte de cargas da região, normalmente feito no lombo dos animais.

No ano de 1961, Cachoeira do Pau foi emancipada pela Lei Estadual número 1444, sancionada pelo então governador da Bahia, Juracy Magalhães, passando a vigorar a partir de 1963. Assim, criou-se o município de Ibirapitanga, com o nome originado da língua tupi-guarani que significa pau brasil. Ibirapitanga é um município em fase de desenvolvimento, com 27,3% da população residindo em zonas urbanas (a sede e seus três distritos) e 72,7% residindo em zonas rurais (de acordo com dados do IBGE).

O primeiro prefeito de Ibirapitanga foi Raymundo Pereira Mimoso, do antigo Partido Social Democrático (PSD), empossado em 7 de abril de 1963 e administrando o município até 1966. Em sua administração houve pavimentação de ruas e a construção das Praças Manoel Jorge Silva e João Vitor dos Santos. O santo padroeiro da cidade é Nossa Senhora do Carmo, para a qual, até início da década de 1990 (auge da lavoura cacaueira), era organizado um grande festejo católico popular com novenas, barracas de comidas típicas, diversos shows, quebra de cacau, a tradicional “Gincana da Festa da Padroeira”, a missa do dia 16 de julho e as festas no Clube Lítero Social de Ibirapitanga. Atualmente, a festa mais popular ocorre na comemoração de São Pedro. O hino municipal com letra e música de Francisco Quinto de Souza (prefeito entre 1983-1988) está no YouTube (Hino de Ibirapitanga). Atualmente, a cidade é administrada pelo prefeito Isravan Lemos Barcelos, conhecido como Dr. Ravan, que tomou posse no dia primeiro de janeiro de 2013.

Site oficial da cidade