Ibiquera-Bahia

Ibiquera-Bahia.jpg

Ibiquera é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população é estimada em 5.158 habitantes, segundo último censo demográfico.

“Ibiquera” é um termo proveniente da língua tupi que significa “terra dormente”, através da junção dos termos yby (“terra”) e ker(“dormir”).

Ibiquera.png

História

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibiquera, pela Lei Estadual nº 1036, de 20-08-1958, desmembrado de Itaberaba. Sede no antigo Distrito de Ibiquera. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-04-1959.

A criação de bovinos, aves, suínos e a cultura da roça são destaques na economia do Município e tem se mantido mesmo com as constantes secas (falta de chuvas) nos últimos anos. Há quem o diga que Ibiquera já teve grandes temporadas de inverno e os tradicionais” comboeiros” do mês de setembro na qual se plantava no pó e tinha colheita garantida.

O Município é repleto de belezas naturais como a gruta da Lapinha às margens da Br-242. Ibiquera já foi considerada uma das cidades que mais atraíam turistas e pés de valsas com as tradicionais festas juninas, no padroeiro da cidade São José geralmente comemorado nas proximidades do carnaval e a tradição das caretas que tem se mantido, mesmo com os tempos atuais em que colocar uma máscara não significa mais só alegria e diversão e sim preocupação, além disso hoje a maior festa do município tem sido a Festa do Vaqueiro, na qual honra o caboclo da zona rural que enfrenta sol e chuva na luta pra conseguir o pão de cada dia além da carne saudável na sua mesa e suas mais atraentes manifestações culturais.

Site oficial da cidade