Ibipeba-Bahia

Ibipeba-Bahia.jpg

Ibipeba é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016 é de 18.563 habitantes.

Ibipeba.png

História

Nos idos de 1884 um grupo de caçadores chefiados por José Antonio Alves Barreto, passando pela região onde hoje está instalada Ibipeba, avistaram um rebanho de bodes e uma lagoa rodeada por um capim denominado Tiririca.

Deram então seu primeiro nome de Tiririca do Bode. Essas terras pertenciam então a Xique-Xique e, aos poucos, começaram a ser colonizadas, tendo como primeiros habitantes José Antonio Alves Barreto, o velho Reginaldo, Henrique E. Ferreira, Aquiles Durâes, Liberino Ferreira, Venceslau Herculano, todos com suas esposas, Liolina Aristides e Libarino com suas famílias.

Após a formação do povoado, veio o primeiro professor, Arão de Souza e, logo em seguida a fundação da Agência dos Correios e Telégrafos, a 24 de junho de 1927, tendo como primeiro funcionário responsável José de Souza Pereira, apelidado de (Zuzão).

O topônimo foi posteriormente modificado para Tiririca do Assuruá, porque passou a pertencer a Gameleira do Assuruá com sede em Santo Inácio e, mais tarde, passou a pertencer a Gentio do Ouro. No dia 19 de setembro de 1961, foi inicialmente criado o município de Ibipeba, com seu território desmembrado de Gentio do Ouro, por força da Lei Estadual nº 1482, publicada no DOE de 20 de setembro de 1961.

Site oficial da cidade