Formosa do Rio Preto-Bahia

Formosa-do-Rio-Preto-Bahia.jpg

Formosa do Rio Preto é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população de acordo a estimativa do IBGE, em 2017, foi de 25 912 habitantes.

É o município baiano mais distante de sua capital. Entre Salvador e Formosa são 1026 km. Também é o mais extenso com área de 16.185,171 km², estando em 74º lugar entre todos os municípios brasileiros. A cidade fica à distância de 154 km de Barreiras, a principal cidade do oeste baiano.

Formosa-do-Rio-Preto.png

História

Em 1628 D. João de Lencastro, 32º Governador Geral do Brasil (pesquisas dos Anais do 5º Geo. Brasileiro) mandou povoar o Território do Rio Preto, nome dado a essa região pela característica das águas do Rio Preto, que segundo o amor pátrio de sua gente, é o mais belo rio do mundo. Este rio, com um percurso de mais de 150 milhas, nasce nas proximidades da Cabeceira do Chapadão Oriental da Bahia, como o nome de Rio Cabeceira Nova, recebendo adiante o nome de Rio Preto que, juntando a seus afluentes vai despejar suas águas no Rio Grande nas imediações do Buqueirão.

Dentre esses afluentes destaca-se o Rio Sapão que, apresentando um belo cenário preparado pela natureza, junta suas águas ao mesmo em um lugar hoje denominado São Marcelo; também o Rio do Ouro, onde em 1630 foram encontradas algumas porções desse metal e ainda o Riação. A habitação dessa região ocorreu com a vinda da Família Real para o Brasil, onde já se encontrava na região o Sr. João Amado Viana, fidalgo português.

Transportado para o Brasil como degredado por dirigir graves ofensas a uma dama da Corte, sendo ainda expulso da Universidade de Coimbra, dono de opulenta riqueza e com seus inúmeros escravos chegou a cultivar nestas trigo na Fazenda Cana-Brava e posteriormente nas terras onde se localizava a Fazenda Várzea Formosa, hoje município de Formosa do Rio Preto.

Site oficial da cidade