Floresta Azul-Bahia

Floresta-Azul-Bahia.jpg

Floresta Azul é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 11.420 habitantes. Lei Orgânica Municipal “O Município de Floresta Azul, em união indissolúvel ao Estado da Bahia e República Federativa do Brasil, constituído dentro do Estado democrático de direito, em esfera do governo local, visando, na sua área territorial e com potencial, o seu amplo desenvolvimento, construindo uma comunidade livre, justa e solidária fundamentada na: Autonomia, Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Nos valores do Trabalho e da Livre Iniciativa, no pluralismo Político. Todo poder emana do Povo e em seu nome é exercido por seus representantes eleitos ou diretamente representados nos termos da Lei Orgânica, constituição Estadual e Constituição Federal.”

Floresta-Azul.png

História

A origem do nome Floresta Azul, dado por Manoel Peloto ao imóvel adquirido por título em 1916, é bastante discutida. Uns afirmam ter sido o nome inspirado pela observação da mata fechada, enquanto outros o atribuem às baronesas em flor que cobriam o Rio Salgado. O certo é que Floresta Azul começou a surgir com a abertura da estrada Palestina-Itambé.

Mais tarde o povoado que pertencia ao município de Itabuna, foi elevado a condição de distrito com a emancipação de Ibicaraí; em 1953.

Em 1962 teve início o progresso de emancipação política e a 23 de abril do mesmo ano, foi sancionado pelo então governador Juracy Magalhães a Lei n.º 1686 elevando Floresta Azul à categoria de cidade. O Município de Floresta Azul está localizado na zona Centro-Oeste da região Cacaueira e ocupa uma área de 352,9 km2.

Floresta Azul está situado a 14º 52? 02? de latitude Sul e 35º 34′ 34? de longitude Oeste, e limita-se ao norte com Almadina, Ibicaraí, Santa Cruz da Vitória e Ibicuí;

Agricultura

Hoje há 2.180 propriedades rurais no Município de Floresta Azul, com aproximadamente 5.000 habitantes morando na zona rural, sendo que 960 propriedades produzem só Cacau, com aproximadamente 60.000 arrobas produzidas por ano, e 540 propriedades exclusivamente só de Pecuária, com total do rebanho 25.000 cabeças de bovinos, sendo que 20.200 cabeças são de corte e 4.800 de leite  com produção, 90.000 litros de leite por mês.

Comércio

A cidade possui várias lojas que oferecem a população local comodidade para fazer suas compras.

Meio Ambiente

Floresta Azul fica localizado na bacia do rio Cachoeira, no leste da Bahia, o município é cortado por vários rios, o principal é o rio Salgado, que corta boa parte do trecho urbano. A água consumida é captada na bacia do rio Saloméia.

Site oficial da cidade