Feira da Mata-Bahia

Feira-da-Mata-Bahia.jpg

Feira da Mata é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 6.180 habitantes. A área do município é de 1.656 Km 2. Distância da Capital do Estado 964 km.

Feira-da-Mata.png

História

Município criado em 1989 pela Lei Estadual 4.848 de 24 de fevereiro e desmembrado de Carinhanha, cujos primitivos habitantes foram os índios caiapó, que vencidos pelo bandeirante Manuel Nunes Viana, foram afastados, estabelecendo-se este na região e formando o núcleo que daria origem ao município. As famosas feiras das frutas organizadas pelos membros da família Da Mata, deram nome ao município que até hoje ostenta o nome dessa nobre casa de Portugal.

Economia

A economia da cidade tem como base na Agricultura, Pecuária e Comércio.

Geografia

Vegetação nativa: Floresta Estacional Decidual

Unidades Geomorfológicas: Depressão do São Francisco e Várzeas e Terraços Aluviais.

Localização: Região Oeste do Estado entre a Serra Geral e o Médio São Francisco.

Limites: São Felix do Coribe, Serra do Ramalho, Carinhanha, Cocos, Coribe, Estado de Minas Gerais.

Hidrografia

Bacia Hidrográfica do São Francisco, Rio principal, Rio Cariranha.

Clima

Clima úmido a subúmido e seco a subúmido.

Solo

Tipo de solo Latossolo Vermelho, Amarelo Álico, Cambrissolo Eutrófico, Podzólico Vermelho, Amarelo Eutrófico, Afloramentos Rochosos, Latossolo Vermelho, Escuro Eutrófico.

Rodovias

  • BR-030
  • BR-135

Transparência

O questionário aplicado pelas unidades do Ministério Público Federal no Brasil inteiro foi elaborado no bojo da ação nº 4 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) do ano de 2015, por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), Banco Central, entre outras instituições de controle e fiscalização.

Site oficial da cidade