Esplanada-Bahia

Esplanada-Bahia.jpg

Esplanada é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 35.930 habitantes.

Originou-se a partir da sesmaria do Timbó, antiga vila de origem nas terras de João José de Oliveira Leite, o Barão de Timbó. A partir do fim do século XIX se desenvolveu com os primeiros trilhos de ferrovias. Frades capucinhos chegaram a Esplanada e construíram o grande Convento da cidade. Logo depois, Antônio Conselheiro e seus seguidores chegaram à vila e edificaram o que tornaria-se o cemitério da cidade. A cantora Maria Creuza é natural do município.

Esplanada.png

História

No início do século XIX, aventureiros portugueses desbravaram o território pertencente a Vila do Conde. Atraídos pela fertilidade das terras, ali se fixaram formando o Arraial da Esplanada. O atual Município de Esplanada teve sua origem no Arraial pertencente ao Município do Conde, havendo logrado considerável progresso o advento da estrada de ferro, antiga Viação Férrea Leste Brasileira, hoje Ferrovia Atlântica cujo final de linha se destinavam a vizinha localidade de Timbó, no qual Antonio Conselheiro construiu o primeiro cemitério do Timbó.

Naquela época já era significativo o seu desenvolvimento, foi quando em 1904 a 1908, um Frade Capuchinho em missão de catequese na região, construiu um convento que tinha como objetivo ministrar o princípio da doutrina cristã e abrigar pessoas idosas para o seu repouso. E a Escola Marista foi fundada por interesse de Frei José de Monsano.

Os Maristas adquiriram o terreno e o prédio em 1917. Em 1924 o Colégio começou a funcionar fazendo um grande bem a comunidade. Por várias dificuldades o Colégio não se manteve, vindo a fechar. Hoje o prédio é patrimônio do convento.

Site oficial da cidade