Entre Rios-Bahia

Entre-Rios-Bahia.jpg

Entre Rios é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população estimada em 2013 era de 42.640 habitantes.

O topônimo, conservando a designação do povoado, se deve à localização daquele núcleo entre os rios Inhambupe e Subaúna.

Entre-Rios.png

História

Desde o século XVII, até meados do século XVIII a pecuária ocupou diversas regiões do interior do nordeste, tendo como centros de irradiação as capitanias da Bahia, onde o gado ocupou terras do “sertão de dentro” e do “sertão de fora”, sempre através dos rios, ao longo dos quais desenvolveram-se os currais. Diversos rios serviram como canais de integração entre o litoral, onde se concentrava a maioria da população da colônia e as novas terras ocupadas.

Desbravando as terras dos rios Joanes, Inhambupe e Itapicuru, os desbravadores fixaram-se na região, desenvolvendo a agricultura e a criação de gado.

A fertilidade das terras e a adaptação do gado nesta área, atraiu novos colonos que se estabeleceram formando o Povoado de Nossa Senhora dos Prazeres.

Entre Rios é um município do estado da Bahia, no Brasil. Criado oficialmente em 3 de abril de 1872 pela Lei 1 178, possui uma área de 1 215,29 quilômetros quadrados e densidade demográfica, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 35,09 habitantes/quilômetro quadrado.

Site oficial da cidade