Dias d’Ávila-Bahia

Dias-dAvila-Bahia.jpg

Dias d’Ávila é um município brasileiro do estado da Bahia. Em 2017, sua população estimada era de 80.657 habitantes. No mesmo se encontra as melhores fontes de água da Bahia, fato que lhe dá o apelido de “Cidade das Águas”. Pertencente a RMS (Região metropolitana de Salvador), e vizinha ao Pólo industrial de Camaçari, a cidade é habitada por uma grande massa de trabalhadores que se mudaram para cá após a implantação e ampliação do Pólo petroquímico de Camaçari (cidade vizinha).

Antigamente a cidade era considerada umas das melhores cidades de veraneio, pelas suas paisagens e clima agradável, além do seu principal ponto turístico: o Imbassay, localizado pós nascente de um rio, a lama presente era considerado por muitos como medicinal.

Hoje, a cidade passa-se como cidade dormitório, com sua maioria de origem externa, até pelo fato da cidade ter apenas 30 anos desde a sua emancipação política de Camaçari, emancipação esta que até hoje é criticada devido aos limites territoriais estabelecidos para a cidade, que limitou o seu desenvolvimento.

No limite territorial acordado a cidade passou a ter 184 km², sendo este divido entre a zona urbana (maior concentração da população) e diversos distritos rurais, nos quais se destacam os distritos de Emboacica, Biribeira, Barragem de Santa Helena, Jardins Futurama e Leandrinho.

Dias-dAvila.png

História

A história deste município funde-se com a da Bahia, sendo Garcia d’Ávila seu fundador.

Até 1985, a cidade era apenas uma estância, distrito da cidade de Camaçari que devido a seus diversos problemas, não davam conta da manutenção do distrito que até então encontrava-se abandonado. Com isso os próprios moradores requereram a emancipação política da estância.

O trabalho de emancipação, porém, foi árduo, visto que a estância não possuía condições econômicas, nem estrutural para se libertar, o que gerou movimentos que buscaram a melhoria das condições na estância provando esta ser capaz de se manter.um grupo de destaque nesse processo foi a Sociedade Amigos Dias D’Ávila, criado por volta dos anos 70. O trabalho destes grupo renderam duas conquistas importantes a primeira sendo a implantação da 25º delegacia de polícia e a outra a linha para a capital ausente até então.

Os limites da estância foram amplamente discutidos, e só então com a confirmação de que a Caraíba Metais estava instalada dentro dos limites do município que se deu o último passo para a emancipação.

No dia 25 de junho de 1984, era publicada a lei que ratificava os limites e criava o município. Porém só em 25 de fevereiro de 1985 foi oficialmente confirmada a emancipação e a criação da cidade de Dias D`Ávila.

Site oficial da cidade