Cristópolis-Bahia

Cristopolis-Bahia.jpg

Cristópolis é um município brasileiro do estado da Bahia. Situado na Mesorregião do Extremo Oeste Baiano e na Microrregião de Cotegipe. Sua população estimada em 2018 era de 13.280 Habitantes.

O nome da cidade de Cristópolis, cuja origem se prende a fé cristã, é uma homenagem a Cristo (Cristo + pólis = cidade de Cristo).

Cristópolis fica a cerca de 68 km de Barreiras, esta conhecida como a Capital do oeste baiano, e a 784 km de Salvador, capital do estado da Bahia.

Cristopolis.png

História

Originalmente toda a região do Extremo Oeste Baiano, denominada Comarca do Rio de São Francisco, pertencia ao Estado de Pernambuco até o ano de 1824, onde está localizada a cidade de Cristópolis, pertenceu ao município de Cotegipe (Campo Largo) até 1890, em 1891 este território emancipou Angical e mais tarde emancipou Barreiras, e em 25 de Julho de 1962 foi criado o município de Cristópolis.

A região oeste Baiano na margem esquerda do Rio São Francisco pertenceu ao Pernambuco até meados de 1824. D. Pedro I a desligou do território pernambucano como punição pelo movimento separatista conhecido como Confederação do  Equador.

A então Comarca do Rio de São Francisco foi o último território desmembrado de Pernambuco, impondo àquele estado uma grande redução da extensão territorial, de 250 mil km² para os 98.311 km² atuais. Após três anos foi cedida ao Estado de Minas Gerais e três anos depois a região foi anexada ao Estado da Bahia em 1827.

O povoamento do território deu-se no início no século XIX, por aventureiros à procura de ouro e pedras preciosas. Fixando-se no local, construíram residências e instalaram fazenda de gado, atraindo novos colonos que aí se estabeleceram e formaram o povoado Buritizinho, elevado à vila/distrito em 1953.

À época, o distrito criado com a denominação de Buritizinho pela Lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1953, era subordinado ao município de Angical.

Pela Lei estadual nº 1.733 de 19 julho de 1962 o distrito de Buritizinho foi desmembrado do município de Angical e elevado à categoria de município com a denominação de Cristópolis, contando, pois, hoje com 55 anos de emancipação.

Em 19 de julho de 1962 outros 9 (nove) municípios foram emancipados juntamente com Cristópolis, são eles: Riachão das Neves, Canápolis, Wenceslau Guimarães, Boa Vista do Tupim, Mascote, Abaré, Teolândia, Ipecaetá, Itaju do Colônia.

A Lei estadual nº 13.558, de 10 de maio de 2016, atualizou, com base na Lei nº 12.057, de 11 de janeiro de 2011, os limites dos Municípios de Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

Noutro mote, destaca-se também o Projeto de Decreto Legislativo 355/11, do Deputado Federal Oziel Oliveira (PDT-BA), visando a divisão do Estado da Bahia e a criação do Estado do Rio São Francisco ( proposta de unidade federativa ), que seria formado por 35 municípios do oeste baiano.

Site oficial da cidade